Liderança e Pessoas

Qual o perfil de liderança mais procurado pelas empresas?

Perfil de liderança

O tempo passa, a sociedade evolui e, com isso, nossos hábitos e costumes também. A dinâmica é algo inevitável, já que a tendência de querermos sempre melhorar é intrínseca à condição humana — ou, pelo menos, deveria ser. Nesse contexto de evolução, o mundo corporativo busca se adaptar às novas demandas do mercado e, principalmente, alinhar o perfil de trabalho com os valores mais relevantes atualmente.

O capital humano passa a ser a chave para o sucesso dos negócios e, cada vez mais, o perfil de liderança e atributos pessoais são buscados nos profissionais que atuam nesse mercado. De tal modo, ser um profissional do futuro exige muito mais do que apenas qualidades técnicas. Hoje, o mercado exige um perfil de profissional muito mais completo, dotado de atributos pessoais.

Agora, você sabe que perfil de liderança é esse? Sabe quais as características e os valores mais procurados pelas empresas? Continue lendo e descubra quais diferenciais podem torná-lo um profissional do futuro. Acompanhe!

1. Proatividade

Em um mercado cada vez mais competitivo e intransigente, tal característica aponta para uma necessidade cada vez maior de um profissional capaz de agir com autonomia, e mais, capaz de enxergar a necessidade de atuação e fazê-lo a tempo e modo.

Aquele antigo perfil de profissional subordinado, e que só agia sob ordens, é menos valorizado com o passar do tempo. A proatividade e a autoliderança passam a ser características indispensáveis para o profissional do futuro, dada a necessidade de respostas rápidas, eficientes e que nem sempre poderão ser discutidas com a devida antecedência.

2. Inovação de valores

Talvez, a palavra que defina o profissional do futuro seja também esta: inovação. O profissional que rompe com a ordem passada e passa a atuar de acordo com as demandas atuais é o perfil ideal de profissional.

Em termos de inovação de valores, podemos citar a importância de características mais relacionadas ao lado pessoal — não apenas técnicas. Assim, a ética, a responsabilidade, o respeito e a humanidade compõem o perfil do profissional do futuro.

Atualmente, devido à função social que toda empresa deve possuir, tais atributos são bastante valorizados na hora de definir o líder de uma empresa. É fácil identificar a importância disso, pois o que se espera de um bom líder é a capacidade de inspirar, motivar e servir de exemplo para os liderados. Desse modo, é fundamental que bons atributos sejam sempre visualizados nas pessoas que ocupam essa função.

3. Capacidade de adaptação

Como já citado e comprovado, a dinâmica é característica indissociável do mundo corporativo. Por esse motivo, o perfil de liderança deve abarcar a capacidade de adaptação a novas realidades e necessidades do mercado.

Ao líder de uma empresa, é essencial a capacidade de antever as mudanças e, mais que isso, de se preparar para elas. Um perfil de profissional que tem consciência das mudanças, e sabe desenvolver todo o meio para recebê-las, é um diferencial extremamente valorizado atualmente.

4. Aprimoramento pessoal e profissional

Como desdobramento do tópico anterior, aqui também podemos corroborar com a necessidade de o líder possuir capacidade de adaptação.

Nessa dinâmica, o mercado ou a sociedade, de maneira mais ampla, pode exigir da figura do líder novas capacidades e atributos. Esse, por sua vez, deve sempre estar disposto a aprimorar suas habilidades, sejam elas pessoais ou profissionais. A necessidade de aprender com o meio e também de buscar aperfeiçoamento por meio de especializações e cursos são fundamentais para o fortalecimento de um perfil de liderança que todas as empresas buscam.

Além disso, o perfil de liderança de um profissional deve ser capaz de estimular os liderados a seguir por esse caminho. Afinal, uma equipe motivada a se aperfeiçoar e melhorar a execução do trabalho é de grande valia para que a empresa atinja melhores resultados.

5. Capacidade de reconhecer os próprios erros

Liderar não é tarefa simples. Exige, além do já mencionado, uma postura justa e correta. Contudo, não se deve esquecer que o líder é humano e, como tal, passível de cometer falhas, como qualquer pessoa.

Entretanto, nesse tipo de situação, esse profissional deve ser detentor da capacidade de reconhecer suas falhas e também de tomar as medidas adequadas para corrigi-las. Essa característica é fundamental no perfil de liderança buscado pelas empresas, já que tal postura está alinhada aos valores buscados por elas.

Dessa forma, o líder deve ser capaz de assumir seus erros e as consequências dele, prezando sempre pela empresa e também pelo seu crescimento pessoal.

6. Liderança servidora

Esse é um conceito de grande valor para as organizações, dada a quantidade e a profundidade de características que o compõe.

A liderança servidora é a somatória de todas as características apresentadas anteriormente. É o profissional que o tempo todo se preocupa com o futuro da empresa e também com o desenvolvimento da sua equipe — aqui, talvez, nos deparamos com a acepção mais ampla do termo “líder”.

O líder servidor é um perfil profissional extremamente valorizado, no qual atributos e atitudes valiosas são identificadas, tais como:

Sabe da importância das ideias e opiniões de outras pessoas

Um líder servidor sabe valorizar a contribuição de cada pessoa da equipe — compreende que não trabalha sozinho e que cada um tem seu papel dentro da empresa. De tal modo, está sempre aberto a receber ideias e opiniões, incentivando a inovação, a criatividade e a autonomia dos liderados.

Assim, ele permite a adequação das particularidades e habilidades de cada um ao seu redor, com o intuito de obter os melhores resultados possíveis.

Fortalece o trabalho em equipe

Com uma postura sempre voltada para o bem da empresa e dos colaboradores, o líder servidor sabe da importância de uma equipe coesa e produtiva e, a partir de uma atuação mais humana e baseada na valorização de cada um, busca atingir tais variáveis.

Estimula o melhor de cada um

Como está preocupado em dar o seu melhor, o líder servidor também procura estimular isso em todas as pessoas que lidera. Mais do que um exemplo, é aquele que faz do capital humano o recurso mais valioso para a empresa. Nesse cenário, contribui para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, identifica os potenciais talentos de cada um e, além disso, já procura identificar possíveis sucessores para a sua função.

Por fim, é nítida a importância do líder para as empresas e, por tal motivo, essas se preocupam tanto em formular e encontrar um perfil de liderança que consiga alinhar as suas demandas com os atributos desse profissional. Hoje, a liderança servidora é o perfil ideal para as empresas que valorizam o capital humano e fazem desse uma verdadeira estratégia para os negócios.

#DICA BÔNUS. Aja!

Se você leu este artigo até aqui e não pretende fazer nada, está perdendo tempo! No fim das contas, não é o que você sabe, mas o que você faz, que determina onde você vai chegar.

Por isso, invista e procure acelerar seu desenvolvimento pessoal, redescobrindo sua essência e encontrando seu ponto de equilíbrio.

Mas, se você deseja partir logo para o próximo nível e conquistar seus objetivos na Vida Pessoal e Profissional, posso te recomendar um passo a passo, que já foi validado e aplicado até hoje pelos maiores líderes do mundo e milhares de líderes no Brasil.

Clique aqui e conheça o Treinamento “O Monge e O Executivo”, o treinamento oficial do livro best seller de mesmo nome.

Atenção, isto é para aqueles que realmente desejam ir mais longe. Ser e ter o que você merece, sem a necessidade de “vender a alma”, perder tempo, comprometer sua saúde e sua vida pessoal pra ter sucesso, então este é o primeiro passo que você precisa.

No treinamento você vai aprender a construir na prática a vida que você idealiza, vai vivenciar esta experiência durante uma imersão de 3 dias.
Então, CLIQUE AQUI e comece sua mudança imediatamente.

Deixe seus comentários abaixo

Xando Natsume
Xando Natsume
Gerar conteúdo de valor é a proposta desse blog. Queremos contribuir para o seu crescimento e transformação da sua vida pessoal e profissional, explorando temas e assuntos relevantes para mudança de comportamento e carreira.
Você também pode ler
43374-por-que-muitos-profissionais-falham-na-lideranca-de-equipes
Por que muitos profissionais falham na liderança de equipes?
qual-e-o-papel-do-lider-nos-resultados-da-empresa
Qual é o papel do líder nos resultados da empresa?