Autoconhecimento Carreira Comportamento Empreendedorismo Gerenciamento Liderança e Pessoas

Afinal, o que é melhor na gestão de empresas: ordem ou progresso?

46351-afinal-o-que-e-melhor-na-gestao-de-empresas-ordem-ou-progresso

Você sabe qual é a relação do lema “ordem e progresso” com a gestão de empresas? A ordem, como dá pra imaginar, corresponde a um planejamento e execução de tarefas de forma organizada. Só assim uma empresa pode se tornar eficiente e eficaz no uso e aplicação dos recursos tecnológicos, físicos, humanos e financeiros. E é através desses recursos que é possível atingir o progresso.

Afinal de contas, essa expressão está longe de ser apenas um lema escrito na Bandeira do Brasil. Continue lendo este post e entenda melhor como essas duas palavras se relacionam para te ajudar a organizar e progredir nos aspectos mais importantes do dia a dia organizacional.

A ordem deve estar em todas as atividades e setores

Em uma empresa bem gerida, deve haver ordem no comando exercido pelas lideranças, na distribuição de autoridade — por meio de um organograma — na distribuição de responsabilidades e na descrição de funções.

E ainda: nos processos administrativos e operacionais estabelecidos, na arquitetura dos sistemas informatizados, no layout dos postos de trabalho dos diversos departamentos, no clima organizacional e muito mais.

A verdade é que a palavra “ordem” tem vários significados: comando, estrutura, regras, organização, condição de tranquilidade e paz, etc. Cada um desses sentidos tem uma importância para o funcionamento organizacional e pode servir como um norte para regular cada um dos processos citados acima.

A ordem é condição para um progresso duradouro

Por “progresso” podemos entender o aumento das vendas, a melhoria contínua dos produtos, serviços e processos, a conquista da vantagem competitiva, o desenvolvimento de novos negócios, produtos ou serviços, a conquista de objetivos, metas e crescimento econômico, físico ou geográfico.

Assim como “ordem”, a palavra “progresso” também tem vários significados: aumento, melhoria, vantagem, desenvolvimento, conquista e crescimento! Essa palavra se relaciona diretamente com uma conclusão positiva na análise dos procedimentos da empresa.

É muito comum tomar ordem e progresso como coisas excludentes. A ordem pressupõe o planejamento, que demanda tempo. E é muito fácil abrir mão dela, optando por um progresso desordenado só para que ele aconteça mais rápido e traga resultados enganosos.

No fundo, conjugar ordem e progresso é importantíssimo para a sua empresa. Ambos têm que coexistir de forma harmônica: sem ordem jamais haverá progresso verdadeiro e duradouro.

Ordem, progresso e a liderança servidora na gestão de empresas

A ordem e o progresso são conduzidos pelas lideranças empresariais e realizados em conjunto com os colaboradores. Vamos entender como:

O que é liderança

Uma liderança efetiva é aquela que consegue constituir uma equipe forte, coesa, unida, colaborativa e participativa, que se sente apoiada e tem autonomia para agir dentro dos limites das responsabilidades que lhe foram delegadas.

Liderar é envolver, influenciar e persuadir as pessoas a agirem conforme as diretrizes passadas pelo líder. E é preciso ter em mente que a forma de liderar conta muito para alcançar bons resultados. Dentre os diversos estilos de liderança existentes, podemos destacar: o democrático, o autocrático, o liberal, o carismático e o servidor.

Como funciona a liderança servidora

liderança servidora é um dos estilos mais bem-sucedidos de liderança e também o mais recente e moderno. Uma de suas vantagens é poder ajudar tanto na organização como no progresso da empresa.

Ela tem por base a ética e a espiritualidade — no sentido da humanização das relações. Seu propósito é contribuir significativamente para o desenvolvimento dos colaboradores e, simultaneamente, para o alcance dos objetivos e metas corporativos.

A liderança servidora é um tipo de liderança nata, que reúne as melhores características do líder democrático e do líder carismático. A ideia por trás desse conceito é servir ao seu público interno para que este possa servir ao público externo da organização — isto é, os clientes — com alto padrão de excelência.

O líder servidor ajuda os colaboradores a melhorarem como pessoas e como profissionais. Isso porque esse é um tipo de liderança que age para juntar a equipe, acelerando o progresso da produção e o alcance dos resultados esperados em menor tempo.

O progresso depende de escalabilidade

Um negócio progride na mesma proporção da sua escalabilidade. Ou seja, aumentando sua capacidade de produção ou venda sem que os custos subam na mesma proporção.

Em outras palavras, para que haja escalabilidade, o faturamento da empresa tem que crescer em uma escala muito maior do que os custos operacionais necessários para a ampliação da produção de bens e serviços. E quanto maior o potencial de expansão de sua produção, maior a sua escalabilidade.

Ela demonstra o verdadeiro potencial de progresso do seu negócio, serve para mensurar o grau de incertezas que você deverá enfrentar e facilita a apuração do prazo necessário para o retorno do investimento.

Além disso, a escalabilidade depende também da ordem. Seus processos produtivos e administrativos precisam estar organizados e documentados para facilitar que ela seja passada a novos colaboradores. Isto é, ela deve poder ser ensinada.

E deve contar com um controle de qualidade ordenado para garantir os mesmos padrões que conquistaram a preferência do consumidor ou cliente, gerando valor.

Reflexos da Ordem e do Progresso

Captou a real importância da ordem e do progresso? Sem dúvida eles são parte integrante do dia a dia de qualquer empresa, independentemente do seu porte ou do ramo e modelo de negócios que explore.

As empresas mais bem-sucedidas, no entanto, são aquelas que estabelecem um tipo de ordem que se adéque perfeitamente ao tipo de progresso que pretendem alcançar. E elas fazem isso aplicando técnicas e metodologias avançadas de gestão de empresas, por meio de uma liderança moderna.

Ordem e progresso devem ser parte de um todo e não apenas palavras soltas num discurso de liderança. Saber conjugar essas palavras no dia a dia de uma empresa pode garantir o diferencial competitivo e a sustentabilidade do seu negócio. A ordem do dia é progredir sempre. Invista nessa ideia!

Agora que você entendeu perfeitamente a importância da ordem e do progresso para a gestão de empresas, faça o seguinte: ordene seus pensamentos e dúvidas e deixe aqui embaixo no comentário. Assim, podemos progredir todos juntos!

Deixe seus comentários abaixo

Xando Natsume
Xando Natsume
Gerar conteúdo de valor é a proposta desse blog. Queremos contribuir para o seu crescimento e transformação da sua vida pessoal e profissional, explorando temas e assuntos relevantes para mudança de comportamento e carreira.
Você também pode ler
60594-como-manter-uma-postura-positiva-no-trabalho
Como manter uma postura positiva no trabalho?
sabotadores
Sabotadores: eles estão prontos para destruir sua liderança na empresa