Autoconhecimento Comportamento Liderança e Pessoas

Confira 7 livros referência sobre liderança!

32579-confira-7-livros-referencia-sobre-lideranca (1)

É natural que gestores, em cargos de liderança, sintam-se inseguros em alguns momentos, principalmente quando estão iniciando nessa carreira. Entretanto, é possível contar com algumas recomendações e dicas para compreender mais sobre esse universo.

Pensando nisso, resolvemos indicar alguns livros sobre liderança que são referência e podem ajudar você a desenvolver melhor algumas competências básicas. Quer saber quais são eles? Então, continue conosco e confira agora mesmo!

1. “A Essência do Líder”, Warren Bennis

Considerado uns dos gurus da liderança, Warren Bennis foi um psicólogo e trabalhou como conselheiro de quatro presidentes dos EUA. Para esse livro ele entrevistou diversos líderes, avaliando as qualidades de gestores de diversas áreas — como executivos, cientistas, artistas, etc — e buscou compreender como eles conseguiam fazer outras pessoas trabalharem por um propósito comum, seguindo suas convicções.

A inspiração do livro “A Essência do Líder” surgiu através da pergunta “O que faz um bom líder?”, que deixava Bennis intrigado. Ele via a liderança “como a beleza: difícil de definir, mas sabemos que estamos diante dela quando a vemos”.

2. “O Desafio da Liderança”, Barry Posner e James Kouzes

Barry e James acreditam que a liderança é baseada em um relacionamento que precisa ser desenvolvido e alimentado através do exemplo. Com isso, eles acreditam em duas premissas básicas:

  • Para acreditar na mensagem, é preciso que o mensageiro seja confiável, de forma que as pessoas acreditem nele, primeiramente;
  • A liderança só pode ser sustentada através da criação de alicerces confiáveis. Isso se dá através do cumprimento das coisas que o líder se propõe a fazer.

A respeito da liderança pelo exemplo, eles acreditam que as pessoas seguem os outros pelo que elas são, não pelo título ou pela posição que ocupam. Logo, para tornar-se um bom líder, o profissional deve questionar as atividades e o processo de trabalho, capacitar as pessoas para a ação, inspirar a visão comum e manter as pessoas animadas e engajadas.

3. “O Gerente Minuto”, Kenneth Blanchard

Nesse livro sobre liderança, o autor Kenneth Blanchard considera três pilares fundamentais necessários para se tornar um “gerente minuto”. São eles:

  • Objetivo minuto: consiste na definição dos objetivos, fazendo com que os gerenciados escrevam em uma folha de papel, mas sem gastar mais do que 250 palavras. Isso, além de ajudar a economizar tempo, diminuirá as chances de que o executor se esqueça do que já foi feito ou de verificar se ficou alguma coisa pendente;
  • Elogio minuto: para manter as pessoas engajadas e satisfeitas com o seu trabalho é necessário mantê-las motivadas — e isso se dá através dos feedbacks positivos. Para isso, o líder deve avisar a seu colaborador que seu desempenho está sendo avaliado, fazer os elogios e dar um aperto de mão (como forma de apoio e agradecimento ao trabalho e incentivar o crescimento).
  • Repreensão minuto: da mesma forma que o elogio é importante para demonstrar que a empresa reconhece o esforço do colaborador, a repreensão também deve ser feita, de forma a corrigir os problemas ou as falhas que afetam os resultados. Contudo, isso deve ser feito com clareza e incentivando a pessoa a melhorar (nunca a menosprezando).

Kenneth Blanchard é especialista em gestão e é o chefe executivo de uma empresa de treinamento e consultoria que fundou juntamente com sua esposa, em 1979, na Califórnia.

4. “Líder do Futuro — A Transformação em Líder-Coach”, Arthur Diniz

Esse livro de Arthur Diniz é um guia prático sobre a liderança, trazendo exercícios e um mapa com o passo a passo para o desenvolvimento do líder. A ideia é mostrar que aquela liderança exercida com base na relação chefe-subordinado, em que prevalece a máxima de que “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, não é a melhor.

O livro defende a tese de que a liderança eficaz é aquela exercida através da motivação e da inspiração das pessoas — e está cada vez menos ligada à habilidade de tomar decisões e planejar.

5. “O Livro de Ouro de Liderança”, John Maxwell

O autor de “O Livro de Ouro de Liderança”, John Maxwell, é considerado um dos maiores treinadores de líderes que existem na atualidade. Ele passou a última década elaborando a ideia que se tornaria esse livro.

Maxwell descreve a sua jornada, que começa aos 17 anos (em 1964) e conta tudo sobre as experiências pessoais adquiridas ao longo de sua vida como um líder.

6. “Como se Tornar um Líder Servidor”, James Hunter

Para Hunter, ser líder é não é a mesma coisa que ser um chefe. Ele acredita que a forma antiga de controle, através da ameça e do grito, é completamente ineficiente quando se trata de lidar com pessoas diferentes — principalmente de gerações mais novas. Logo, ele acredita que liderar é servir, mantendo o caráter na hora de lidar com a equipe.

Essa obra funciona como um “manual” que facilita a aplicação dos conceitos de “O Monge e o Executivo”, além de apontar os princípios básicos de uma liderança servidora — que pode ser aplicada tanto na vida pessoal, quanto na profissional.

7. “O Monge e o Executivo: Uma História Sobre a Essência da Liderança”, James C. Hunter

“O Monge e o Executivo” é um dos livros sobre liderança mais influentes dos últimos anos. Ele conta a história de um executivo que decide passar um período em um mosteiro e, através da trama, o autor ensina quais são os princípios básicos dos verdadeiros líderes. A obra é, sobretudo, um ensinamento sobre como se tornar uma pessoa melhor.

O livro aborda a questão da liderança servidora, que apesar de ser uma tendência cada vez mais utilizada nas empresas, não é o modelo mais fácil de ser seguido, visto que ela tem como base a escuta ativa e a participação dos liderados — o que abre margem para que alguns pontos sejam questionados, e nem todos estão preparados para isso.

Cada um desses livros sobre liderança abordam o tema “gestão” de uma maneira diferente, mas todos eles têm um ponto em comum: ensinar e oferecer dicas que ajudem os líderes a desenvolver-se e a melhorar as suas relações com os outros. Com essa lista é possível aprender muita coisa e, através da sua compreensão, melhorar suas habilidades como um gestor.

E você? O que achou dessas dicas de livros sobre liderança? Compartilhe esse texto em suas redes sociais e deixe que outras pessoas também aprendam sobre como se desenvolver como gestores e líderes!

Deixe seus comentários abaixo

Xando Natsume
Xando Natsume
Gerar conteúdo de valor é a proposta desse blog. Queremos contribuir para o seu crescimento e transformação da sua vida pessoal e profissional, explorando temas e assuntos relevantes para mudança de comportamento e carreira.
Você também pode ler
40678-saiba-como-lidar-com-varios-tipos-de-funcionarios
Saiba como lidar com vários tipos de funcionários
33385-saiba-como-usar-a-inteligencia-emocional-a-seu-favor-na-lideranca
Saiba como usar a Inteligência emocional a seu favor na liderança