Carreira Empreendedorismo Gerenciamento Liderança e Pessoas

De que forma a visão sistêmica pode ajudar minha empresa?

47010-de-que-forma-a-visao-sistemica-pode-ajudar-minha-empresa

A visão sistêmica é um tema muito abordado no mundo dos negócios. Para entender seu conceito e abrangência, primeiro é preciso dominar o conceito de sistema. Você pode até não ter consciência de que sabe este conceito, mas com certeza você sabe e já ouviu falar ou falou em: sistema político, sistema viário, sistema respiratório, sistema circulatório, sistema de navegação, sistema financeiro, sistema solar, dentre outros.

Basicamente, um sistema é um conjunto de partes ou elementos interligados e coordenados entre si, que funcionam como uma estrutura organizada, se influenciando mutuamente e que têm como objetivo cumprir uma função específica. Por exemplo: uma empresa é um sistema que tem como objetivo gerar riqueza.

Agora que você reforçou o entendimento sobre o que é um sistema, é claro que você está ávido para saber o que é a visão sistêmica e como ela pode ajudar sua empresa. Não é mesmo? Então, fique atento às linhas e entrelinhas deste post para alcançar este objetivo!

O que é visão sistêmica?

A visão sistêmica consiste na habilidade de enxergar a empresa como um sistema integrado, no qual identificamos as interligações e interdependências internas e externas.

Partindo desse pressuposto, a análise de problemas, circunstâncias e oportunidades contempla o todo organizacional para que a tomada de decisões gere valor. Sem esta habilidade podemos tomar decisões equivocadas, unilaterais e isoladas, que não produzem o resultado esperado.

Por que eu devo ter uma visão sistêmica?

Quando os gestores da empresa têm essa visão do todo da organização, eles conseguem interferir de forma proativa no incentivo da busca da excelência dos produtos, processos, serviços e talentos empresariais.

Além disso, ficam aptos a entender e atender os requisitos dos seus clientes, sócios ou acionistas, sociedade e outras partes interessadas no negócio corporativo.

O que eu ganho com a visão sistêmica?

A visão sistêmica é uma habilidade que desencadeia novas habilidades e abre novas possibilidades na gestão empresarial. Dentre elas podemos citar:

Expansão do campo de visão

O campo de visão dos gestores se expande do microcosmo da sua corporação para o macrocosmo do contexto organizacional, que engloba:

  • O desenvolvimento da capacidade de observação para buscar o conhecimento de todas as interações internas e externas da empresa;
  • O reconhecimento das forças e fraquezas que a organização tem;
  • O mapeamento de todas as ameaças e oportunidades que a empresa enfrenta e/ou vislumbra.

Aprimoramento do processo analítico e decisório

Os riscos e oportunidades passam a ser analisados de forma multifocal, levando em consideração seus diversos fatores, aspectos, variáveis e relações. A partir da análise, buscam-se múltiplas alternativas de solução ou de estratégias de ação, sem pré-julgamentos ou censuras, analisando as possíveis consequências de adoção de cada uma destas alternativas.

Desta forma, as decisões passam a ser suportadas por informações consistentes e deixa-se de lado o empirismo, o improviso e a intuição sem fundamentação.

Adoção de boas práticas

Segundo disse Edmund Burke (estadista, escritor e filósofo político britânico do século dezoito): “Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”. Esta frase se aplica também a uma empresa. Se ela não conhece sua própria história, poderá repetir os mesmos erros que cometeu no passado.

A visão sistêmica desperta a atenção dos gestores para preservar e conhecer sua própria história, a história de todos os predecessores que passaram pela empresa e as histórias de sucesso e fracasso de outras organizações. Esta atitude conduz a:

  • Investir na organização e preservação de documentos e registros da corporação
  • Melhorar o gerenciamento do conhecimento empresarial
  • Melhorar o fluxo de informações para ganhar produtividade e flexibilidade
  • Acumular lições aprendidas dos erros e acertos próprios e de terceiros
  • Buscar conhecimento (benchmarking) em organizações semelhantes e diferentes

No fatídico atentado às torres gêmeas (World Trade Center), nos Estados Unidos, em setembro de 2001, as empresas que funcionavam naquele local e tinham visão sistêmica e praticavam a gestão do conhecimento, garantiram sua sobrevivência. As demais, infelizmente, foram extintas. Conhecendo esta história, aprendemos a preservar a nossa história!

Valorização da diversidade

A visão sistêmica permite valorizar a gestão colaborativa do negócio. Nesse tipo de gestão, toda a diversidade de talentos, expertises e bagagens de experiências de toda a equipe se somam para projetar as ações estratégicas e táticas da organização de forma mais realista e inovadora, rompendo paradigmas.

Além disso, ela ajuda a empresa a ficar ciente da grande importância de formar parcerias com outras empresas que possam potencializar sua sustentabilidade e agregar valor aos seus colaboradores, produtos, processos e serviços.

Melhoria na gestão do negócio

Quem gerencia bem tem a capacidade de atingir metas. A visão sistêmica possibilita ao gestor compreender a importância de estabelecer, monitorar ou medir indicadores do desempenho de sua organização, definindo metas desafiadoras, porém factíveis, para sua equipe.

Os indicadores de desempenho auxiliam na percepção de tendências, na apuração de resultados e na projeção de planos para o futuro. Eles proporcionam uma visão panorâmica do horizonte corporativo.

A visão sistêmica também ajuda os gestores a aprenderem a planejar suas ações. Este é um hábito culturalmente pouco difundido entre os brasileiros, mas é o hábito mais importante dos administradores das empresas de sucesso do mundo globalizado. O planejamento torna a gestão de negócios melhor!

Fazendo uma analogia, quando uma pessoa aprende a ler, o seu mundo fica muito mais amplo. É como se ela estivesse cega (analfabeta) e passasse a ver (letrada). Com essa capacitação, ela passa a enxergar oportunidades que antes não via. A visão sistêmica ensina os gestores a lerem o contexto organizacional e abre perspectivas nunca antes visualizadas.

Com a visão sistêmica a empresa cresce e se desenvolve de forma estruturada. Como resultado, ela dinamiza seus processos internos, otimiza a interação entre pessoas internas (colaboradores) e externas (clientes, fornecedores e outros parceiros de negócios) e a interação destas com seus processos, lançando mão dos recursos tecnológicos que facilitam estas interações, sejam elas presenciais ou a distância.

Agora que você já sabe como a visão sistêmica pode ajudar sua empresa, que tal deixar um comentário? Queremos saber se este post contribuiu para ampliar os horizontes da sua empresa!

Deixe seus comentários abaixo

Xando Natsume
Xando Natsume
Gerar conteúdo de valor é a proposta desse blog. Queremos contribuir para o seu crescimento e transformação da sua vida pessoal e profissional, explorando temas e assuntos relevantes para mudança de comportamento e carreira.
Você também pode ler
gestão-rh
Os maiores desafios da gestão de pessoas em pequenas empresas
50712-como-se-preparar-para-uma-transicao-na-carreira
Como se preparar para uma transição na carreira?