Autoconhecimento Carreira Gerenciamento Liderança e Pessoas

Entenda qual é o papel do líder na integração de novos funcionários

43960-entenda-qual-e-o-papel-do-lider-na-integracao-de-novos-funcionarios

As lideranças possuem um papel fundamental na integração de novos funcionários. Elas são a primeira referência para os novatos, inserindo-os na cultura da empresa. Uma boa ambientação pode ser decisiva para o profissional construir laços no trabalho e se sentir acolhido em meio aos pares. E isso gera efeitos diretos na produtividade e no clima organizacional.

Mas, afinal, qual o papel líder na integração de novos colaboradores ao time? Continue a leitura e saiba mais!

Entenda o que é a integração dos funcionários

A integração do funcionário é o processo de inserir o novo colaborador na equipe e na cultura da empresa. Essa ambientação é tanto funcional quanto psicológica. Quando uma nova pessoa entra em uma corporação, ela conhece muito pouco dos costumes, valores, metas e ideais do empreendimento. Sabe menos ainda sobre os novos colegas de trabalho.

Daí a importância de um processo integrativo, para que ele conheça as melhores formas de realizar as suas atividades e assimile bem as normas e práticas da organização.

Entenda qual a importância deste processo

A integração dos funcionários é importante não só para ajudar o colaborador a se inserir entre os colegas, mas para possibilitar a ele a assimilação da cultura da empresa e aprendizado dos procedimentos corretos.

Se a empresa deixar que ele se socialize sem apoio da gestão, é possível que alguns processos não sejam aprendidos da forma correta. Assim, sem tanta referência, o novato reproduzirá erros, o que pode gerar problemas.

Além disso, essa socialização o ajuda a estabelecer laços com os colegas e se sentir parte da equipe, o que contribui muito com a sua motivação e produtividade. Da mesma forma, a ambientação permite a ele conhecer a cultura da empresa e assimilar os seus valores. Todos esses fatores são importantes para que o profissional possa exercer um bom trabalho.

Saiba qual o papel do líder na boa integração dos funcionários

O líder tem o papel de motivar, orientar, dar feedbacks sobre as atividades realizadas, construir estratégias e auxiliar no desenvolvimento do pessoal. Ele tem diplomacia, habilidade comunicativa e capacidade para ajudar a equipe no enfrentamento de desafios. Por ele ter uma grande influência sobre todos os outros profissionais, o líder acaba sendo aquele em quem o colaborador se espelhará.

Se o novato se ver em uma situação em que discorda da atitude de algum colega, por exemplo, a provável referência que ele buscará é o líder. O guia é aquele que dá ordens, mas que também dá o exemplo sobre as melhores maneiras de agir. Dessa maneira, uma participação estratégica do dirigente na socialização dos colaboradores é fundamental, porque ele é o principal modelo do time.

Descubra como fazer uma boa integração dos novatos

Agora que já sabe a importância de uma boa integração, é preciso saber a melhor forma para realizá-la. Você pode adotar várias estratégias para ajudar a integrar os novos colaboradores. Confira nossas dicas!

Invista em uma apresentação geral

Fazer uma apresentação geral da empresa é fundamental para os novatos conhecerem as regras, os horários, alguns locais básicos (refeitórios, estoques, banheiros, por exemplo) a missão da corporação e valores. Mostre também as metas e desafios do empreendimento, para deixá-los a par do que a gestão espera deles.

É importante, ao fazer essa apresentação, usar recursos dinâmicos, como vídeos, fotos, um tom amigável e descontraído ao falar, por exemplo. Vocês podem realizar dinâmicas para integrar mais os colaboradores e convidar alguns membros da empresa para falarem de seu trabalho.

Ofereça também um café para proporcionar mais conforto. Procure realizar este evento o mais próximo da data de ingresso possível, pois isso passará uma melhor impressão.

Apresente os diferenciais da empresa

Mostre ao novato aquilo que sua empresa tem de mais interessante. Podem ser benefícios, confraternizações, políticas de saúde do colaborador, como alimentação e exercícios, descontos em serviços, planos de carreira e ofertas de promoção, por exemplo. Isso ajuda a motivá-lo, mostra que o empreendimento vale a pena e dá a ele otimismo para começar.

Esclareça termos, siglas e jargões

Procure explicar termos específicos da empresa, siglas e jargões. Além de acompanhar melhor os processos, ele terá mais facilidade para conversar com outros profissionais. É preciso inserir o colaborador no “dialeto” da empresa. Do contrário ele pode ficar excluído, cometer falhas ou ter muitas dificuldades no seu cotidiano.

Apresente as pessoas certas

Procure mostrar ao novo colaborador as pessoas com quem ele vai trabalhar ou terá contato ao longo do expediente. Apresente-o também para colaboradores que podem ajudá-lo nas dificuldades, como o setor de RH. Isso facilitará a socialização do profissional.

Procure tentar inseri-lo no grupo, quando todos estiverem reunidos. Falem sobre assuntos típicos, fáceis de lidar, que ajudem o novato a ter uma primeira conversa que pode abrir portas para relações mais sólidas. Mas respeite o tempo dele. Algumas pessoas demoram mais tempo para formar laços com quem ainda não conhecem.

Faça um acompanhamento

Oferecer a integração de um dia, com uma apresentação geral e depois deixar o profissional por si mesmo não é uma boa ideia. É preciso fazer um acompanhamento, mesmo que mais distante, observando o desempenho do novo talento e como ele se relaciona com os outros.

Reúna-se com ele periodicamente no início e pergunte quais são as suas dúvidas e dificuldades. Assim, você pode diagnosticar quando a ambientação não está ocorrendo bem e tomar as medidas adequadas para evitar problemas maiores no futuro.

A integração dos novos funcionários é um processo fundamental para a corporação. Ela garante mais adaptação, assimilação da cultura da empresa e o estabelecimento de boas relações com os colegas. Para promover uma boa ambientação, apresente a empresa, seus ideais e valores para os novatos. Mostre também as metas, desafios, propostas e os diferenciais da corporação.

Procure familiarizar o profissional com os termos e siglas mais usados no trabalho e acompanhe os novos membros da equipe por um tempo para saber mais sobre sua adaptação ao ambiente, ao grupo e às atividades.

E então, gostou de saber mais do papel do líder na integração de novos colaboradores ao time? Quer compartilhar suas experiências conosco? Deixe o seu comentário!

Deixe seus comentários abaixo

Xando Natsume
Xando Natsume
Gerar conteúdo de valor é a proposta desse blog. Queremos contribuir para o seu crescimento e transformação da sua vida pessoal e profissional, explorando temas e assuntos relevantes para mudança de comportamento e carreira.
Você também pode ler
54569-por-que-chorar-no-trabalho-pode-ser-um-mau-sinal
Por que chorar no trabalho pode ser um mau sinal?
47010-de-que-forma-a-visao-sistemica-pode-ajudar-minha-empresa
De que forma a visão sistêmica pode ajudar minha empresa?