Autoconhecimento Carreira Comportamento Empreendedorismo Gerenciamento Liderança e Pessoas

Líder: aprenda como reverter a imagem negativa no trabalho

59470-lider-aprenda-como-reverter-a-imagem-negativa-no-trabalho

Os líderes estão no centro do poder. Por isso, as suas atitudes e o modo de se comunicar e agir são observados de perto por todos. Uma imagem negativa no trabalho é construída pelo conjunto de defeitos e características que as pessoas enxergam em você. Cerca de 75% dos trabalhadores estadunidenses mencionam os chefes como a sua maior causa de estresse, de acordo com a Associação de Psicologia dos Estados Unidos.

Compulsão alimentar, doenças cardíacas, ansiedade e até depressão podem ser agravados ou causados por esse estresse – um matador silencioso, que compromete a qualidade de vida de um profissional e interfere diretamente nos resultados da empresa.

Uma liderança ruim pode comprometer a saúde de colaboradores, gerar conflitos internos e, até mesmo, problemas judiciais – já que tratar mal a um “subordinado” se configura como dano moral e pode gerar reparação individual por parte do gestor.

Se você quer se transformar em um bom líder, deve abolir agora mesmo algumas atitudes. Quer saber quais? Descubra a seguir!

Atitudes que nenhum líder deve ter

Nem todos os gestores percebem que estão se saindo mal em um cargo de liderança. Em muitos casos, a arrogância e a falta de empatia já são características próprias desses profissionais. No entanto, para grande parte, a falta de experiência, treinamento ou de comunicação são os principais inimigos de uma boa atuação.

Não são raros os casos de profissionais que são colocados em um cargo com pouca ou sem qualquer preparação e sofrem com a pressão por resultados do alto escalão da empresa. E, sem perceber, se tornam líderes terríveis. Confira os 6 comportamentos que podem causar uma imagem negativa no trabalho:

1. Não orientar

Quando um profissional assume um cargo de liderança, espera-se que ele seja o mentor de toda a equipe, capaz de motivar, inspirar e indicar os caminhos possíveis. Não adianta exigir algo de um colaborador se ele sequer sabe o que a empresa busca.

Não dar indicações sobre as metas da empresa ou não orientar colaboradores durante o andamento de um projeto importante pode resultar em trabalhos mal feitos, insegurança e insatisfação.

2. Não estar aberto a contribuições

Nem sempre o que os colaboradores sugerem pode ser acatado pela empresa, mas “fechar as portas” para que essas pessoas participem do desenvolvimento do negócio demonstra falta de humildade e confiança no trabalho da equipe.

Oportunidades de crescimento e reconhecimento são as vantagens que os profissionais mais têm buscado ao assumir um cargo.

Como um líder, você tem o dever de promover a satisfação, entender as necessidades e encontrar o que estimula os colaboradores. E se não estiver aberto a ouvi-los, isso será impossível.

3. Assumir todos os créditos pelas vitórias

Ficar com o crédito do trabalho de outras pessoas demonstra falta de compromisso ético e pode trazer problemas graves no relacionamento com colaboradores.

Trabalhe em conjunto com a sua equipe. Delegue tarefas quando necessário, forneça feedbacks e reconheça os méritos de cada um.

Essa atitude conquistará a confiança desses profissionais e os estimulará a dar o sempre o melhor. Afinal, quem irá se esforçar para atingir bons resultados se não é reconhecido por isso?

4. Não assumir erros ou responsabilidades

Eximir-se dos erros é característica de um chefe ruim. Um verdadeiro líder precisa agir lado a lado com a sua equipe e reconhecer as suas responsabilidades, mesmo diante das derrotas.

5. Constranger membros da equipe

O assédio moral é uma das maiores causas de processos trabalhistas. Ele pode aparecer de diversas formas, mesmo que não seja feito na frente de outras pessoas, por meio de ameaças e constrangimentos.

Além de ser um crime, essas atitudes fomentam um ambiente ruim, de medo, estresse, raiva e baixa autoestima nos colaboradores.

No dia a dia, o assédio aparece:

  • na atribuição de erros que não existem a um determinado profissional;
  • em instruções dadas de forma errônea propositalmente;
  • na transferência de alguém de setor com o intuito de isolá-lo;
  • em brincadeiras de mau gosto;
  • por meio de críticas ou gritos;
  • com uma carga horária exaustiva e sem a remuneração exigida legalmente;
  • em calúnias e boatos sobre um colaborador;
  • e em punições injustas.

6. Não dar um bom exemplo

A maior arma de um bom líder é o seu exemplo.

Líderes que vivem chegando atrasados, que são desorganizados, negativos e não cumprem prazos dificilmente conseguirão exigir uma postura diferente dos seus colaboradores.

O homem é reflexo do seu meio, inclusive o profissional. Se você é uma pessoa que cumpre com a palavra, demonstra confiança e otimismo, elogia, oferece benefícios e acredita nas pessoas que o rodeiam, elas irão te admirar.

E pessoas que admiram as outras se esforçam para agradá-las e mostrar resultados.

Sinais de uma liderança ruim

Se você possui uma imagem negativa no trabalho, dificilmente, terá noção disso. Por medo de comprometerem o emprego ou se tornarem alvos, muitos colaboradores simplesmente se calam diante das falhas da gestão.

Nem sempre todos os problemas de uma empresa são causados pelo líder. Mas não dá para ignorar alguns sinais de alerta de que as coisas estão indo mal.

Sua liderança pode ser ruim, se:

  • os colaboradores te evitam;
  • sua equipe anda desmotivada;
  • os resultados vivem baixos ou não evoluem;
  • ninguém conversa ou ri perto de você;
  • os colaboradores não se comunicam diretamente e preferem falar com você apenas por e-mail;
  • o índice de rotatividade de profissionais é alto.

Como melhorar a sua liderança

Conhecimento técnico e experiência são qualidades essenciais para quem deseja exercer uma boa gestão, mas não são as únicas.

Capacidade de se relacionar interpessoalmente, comportamento ético, empatia, confiabilidade e integridade são características que constroem a imagem profissional de um líder forte.

Sem elas, tudo o que sobra é uma imagem negativa no trabalho e um desempenho ruim.

Se você já observou algum dos comportamentos anteriores no tratamento com os colaboradores ou sinais de alerta na sua equipe, chegou a hora de fazer mudanças. Pergunte a si mesmo: que líder eu quero ser?

Existem diversos tipos de líder: o autocrático, o paternal, o democrático e o visionário. Porém o mais admirado é o líder servidor.

Esse tipo de gestão é baseado na servidão. Não aquela voltada à subserviência, mas baseada em uma postura empática, capaz de se colocar no lugar do outro – lado a lado, e não em uma posição de superioridade.

Servir é se despir de vaidades e trabalhar em prol do bem coletivo. Para os colaboradores, atitudes simples podem demonstrar respeito e consideração dos seus gestores, como:

  • reconhecimento do trabalho;
  • feedbacks e críticas construtivas;
  • oportunidades de aprendizado, capacitação e crescimento, comunicação franca – com serenidade e respeito;
  • estímulo à inovação, com suporte do líder e um espaço aberto para que forneçam ideias fora do habitual;
  • sensibilidade diante dos seus problemas pessoais;
  • promoções, aumento de salários e bonificações, diante dos méritos.

Um líder servidor é aquele que não trata seus colaboradores como robôs que trabalham apenas em prol do lucro, mas como humanos – dotados de emoções, problemas e expectativas.

Na prática, essa liderança está associada a uma postura empática e altruísta, por entender que empresas não são feitas de resultados, números e dinheiro. E sim, de pessoas.

E você, deseja se tornar um líder servidor? Ou mudar a sua imagem negativa no trabalho? Nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente e receba mais informações sobre o poder da liderança servidora!

Deixe seus comentários abaixo

Xando Natsume
Xando Natsume
Gerar conteúdo de valor é a proposta desse blog. Queremos contribuir para o seu crescimento e transformação da sua vida pessoal e profissional, explorando temas e assuntos relevantes para mudança de comportamento e carreira.
Você também pode ler
como-motivar-uma-equipe-sem-gastar-muito21351
Como motivar uma equipe sem gastar muito?
Colleague taking notes at their desk using laptop
Saiba como liderar uma equipe em 9 passos