Autoconhecimento Comportamento Gerenciamento Liderança e Pessoas O Monge e O Executivo Produtividade

O que é a liderança transformacional?

Business team meeting brainstorming concept top view group people on table with puzzle vector illustration

O conceito de liderança está baseado na capacidade de conduzir um grupo de pessoas diferentes em direção a um objetivo em comum. Porém, não existe apenas um único perfil de líder. No mundo corporativo, podemos encontrar diversos estilos de liderança, desde a democrática, passando pela meritocrática, a paternal e a transacional até chegar à transformacional. E, dentre todas essas, a liderança transformacional certamente merece destaque como sendo o comportamento do líder ideal: um gestor que estimula a alta performance da sua equipe por meio da influência, da inspiração, do exemplo e da motivação. Essa postura permite uma gestão mais humanizada, eficiente e direcionada a resultados. Quer conhecer mais sobre esse tipo de liderança? Basta acompanhar nosso post de hoje!

O panorama da liderança transformacional

O líder transformacional conhece cada membro do seu time, suas ambições, seus valores pessoais, suas preferências e limitações. Os principais fundamentos de sua gestão são a confiança, o respeito, a colaboração e o comprometimento. Dessa forma, o líder transformacional é capaz de compreender o perfil dos profissionais da equipe, desenvolvendo estratégias que garantam a potencialização dos talentos e a correção de lacunas de conhecimento. Incentivando a complementariedade entre os diferentes colaboradores, esse líder explora corretamente o capital humano de que dispõe, mantendo o alinhamento entre as expectativas dos funcionários e as da empresa.

Assim, a liderança transformacional é definida pela habilidade que o líder tem em transformar o ambiente da empresa e otimizar a atuação de sua equipe. De fato, esse líder está sempre preparado para solucionar problemas, resolver conflitos de forma diplomática, estimular o aprendizado, fortalecer a coletividade e construir um bom clima colaborativo. Antes de pensar em resultados imediatos, seu principal foco é desenvolvimento dos colaboradores!

Esse líder é, simultaneamente, um estrategista, um articulador e um visionário. Por meio de suas atitudes e decisões, torna-se uma fonte de inspiração e uma referência positiva para todos, sendo capaz de alterar comportamentos e contribuir diretamente para a formação de profissionais mais capacitados e competentes. Com tantas qualidades, o líder transformacional ganha a confiança da equipe e garante altos índices de motivação e engajamento!

As qualidades do líder transformacional

A liderança transformacional é evidenciada por algumas qualidades. Já podemos adiantar que as principais são:

Carisma

Um líder transformacional é um profissional que consegue despertar a admiração e, principalmente, o respeito de seus liderados. Mais que colaboradores, ele é capaz de conquistar verdadeiros seguidores! Com carisma e incentivo, esse líder pode garantir um desempenho cada vez melhor do time.

Inspiração

Apresentando-se como exemplo, esse líder consegue ser uma fonte de inspiração para toda a equipe. Está sempre em busca de grandes desafios, demonstra conhecimento técnico, poder de persuasão, capacidade de planejamento, comunicação interpessoal e, acima de tudo, humildade, empatia, bom humor, persistência e firmeza de propósito. Assim, encoraja seus liderados a assumirem um comportamento semelhante.

Visão

Essa qualidade faz com que o líder transformacional consiga se antecipar e agir proativamente, evitando prejuízos, falhas ou atrasos. Para tanto, está sempre bem informado e compreende todos os processos e as variáveis que cercam o negócio. Isso lhe garante uma panorâmica abrangente, necessária para a tomada de decisões assertivas.

A liderança transformacional e a liderança servidora

Você já ouviu falar em liderança servidora? Esse tipo de liderança ficou muito conhecido depois do lançamento do livro O monge e o executivo, propondo que liderar é, antes de mais nada, servir. Em seu cotidiano, o líder servidor demonstra uma postura otimista e mantém grande proximidade com a equipe, reforçando seu papel de provedor. E o que ele oferece? Antes de mais nada, conhecimento, informação, orientação, apoio, recursos e incentivo! Nesse sentido, há uma grande semelhança entre a liderança transformacional e a liderança servidora, não concorda?

Esses dois estilos de liderança se dedicam a ajudar o time a se desenvolver cada vez mais e, consequentemente, a superar metas e atingir resultados expressivos. Podemos dizer que ambos os tipos de liderança fazem parte do processo de evolução de um bom gestor, afinal, para ser um líder servidor, é preciso passar por uma transformação interna e ser capaz de conduzir equipes de forma verdadeiramente efetiva.

Uma das características mais notáveis dessas lideranças é o comprometimento com cada membro do time, bem como com a empresa. Para isso, o líder deve se dedicar continuamente na resolução de problemas, otimização dos processos, capacitação, atração e retenção de talentos, criação de políticas eficientes de gestão de pessoas, eliminação de burocracias e barreiras hierárquicas, além, claro, da motivação dos colaboradores! Tudo isso sem deixar de lado o bem-estar dos profissionais e o fortalecimento de uma cultura colaborativa e agregadora. Sua estratégia consiste em adotar uma gestão mais horizontalizada, incluindo fatores administrativos, técnicos, gerenciais e comportamentais.

Tanto o líder servidor como o líder transformacional devem trabalhar algumas competências específicas, como a simplicidade, o poder de observação, a escuta ativa, a paciência, a resiliência e a humildade. Ética, coerência, altruísmo, honestidade e imparcialidade também são elementos que compõem esses perfis. Para desenvolver tantas qualidades, a jornada do gestor tem início no autoconhecimento: somente com a aceitação das próprias fortalezas e fraquezas, é possível amadurecer e se tornar um líder mais completo e competente — uma jornada que pode ter muito a ganhar com um processo de coaching!

Os efeitos no clima organizacional e na produtividade

Tendo uma gestão com foco em resultados e em pessoas, o líder é capaz de identificar as reais necessidades da equipe para, assim, corrigir desvios e oferecer condições favoráveis para o aumento da produtividade. Além disso, incentiva a participação e a diversidade, reforça o respeito às diferenças, aposta no feedback e na delegação, valoriza as competências, planeja treinamentos e qualificações, promove o diálogo e, ainda, soluciona possíveis conflitos e divergências entre colaboradores. Desse modo, o clima organizacional também é impactado, influenciando diretamente na performance de todos.

A liderança transformacional faz com que o líder seja um componente essencial ao time, compreendendo a importância do indivíduo mas, também, da coletividade e da complementariedade. Essa gestão transforma o ambiente, a conduta e as perspectivas dos profissionais. Desse modo, influencia positivamente nos resultados finais, garantindo a competitividade e o crescimento dos negócios.

É preciso lembrar que tanto a sociedade quanto o mercado estão em constante evolução, o que exige das empresas uma inesgotável capacidade de adaptação. E o perfil do líder transformacional se encaixa perfeitamente nessa necessidade. Uma das marcas desse líder é exatamente a flexibilidade e a versatilidade de sua gestão. Essa habilidade se torna ainda mais importante em momentos de crise, quando as mudanças se tornam essenciais para o sucesso das empresas. Criatividade, inventividade, capacidade de prever dificuldades e administrar imprevistos e urgências são habilidades indispensáveis nesse cenário!

Quer saber mais sobre os desafios da gestão e os diferentes tipos de liderança? Assine já a nossa newsletter!

Deixe seus comentários abaixo

Xando Natsume
Xando Natsume
Gerar conteúdo de valor é a proposta desse blog. Queremos contribuir para o seu crescimento e transformação da sua vida pessoal e profissional, explorando temas e assuntos relevantes para mudança de comportamento e carreira.
Você também pode ler
Cheerful young businesswoman pointing at whiteboard and explaining strategy. Confident business coach presenting project to staff. Colleagues listening to presenter. Business meeting concept
Como liderar uma equipe pela primeira vez?
Close up portrait of happy dark-skinned woman with short pixie haircut wearing glasses, having phone conversation with cheerful look, smiling, showing her white teeth while talking to her boyfriend
Os segredos para desenvolver liderança feminina