Carreira Gerenciamento Liderança e Pessoas

Os segredos para desenvolver liderança feminina

Close up portrait of happy dark-skinned woman with short pixie haircut wearing glasses, having phone conversation with cheerful look, smiling, showing her white teeth while talking to her boyfriend

Você tem conhecimento, competência e garra. Como profissional, está progredindo na carreira e espera que logo possa se tornar uma gestora, assumir novos desafios e responsabilidades. Mesmo assim, reconhece que ainda tem alguns pontos a melhorar antes de ser, realmente, uma líder. Pois este artigo é para você, mulher, que se identifica com este cenário.

Confira alguns dos principais segredos para desenvolver a liderança feminina.

Tenha confiança em seu trabalho

A autoconfiança é essencial para que você possa assumir um papel de liderança. Em primeiro lugar, porque você só pode atingir seus limites quando reconhece seu verdadeiro potencial. Como disse Henry Ford: “se você acha que pode, ou se acha que não pode, de qualquer forma você está certo”.

Em segundo lugar, porque a falta de confiança será rapidamente notada pelos seus colegas e sua equipe. Isso fará com que os outros também questionem sua capacidade, enfraquecendo a liderança feminina. Confie em si mesma, seja uma líder de si mesma e os outros te seguirão.

Defina metas e planos

Nada combina tão bem com autoconfiança quanto o autoconhecimento. Você precisa tirar um tempo para se analisar e definir: quais são suas metas, como você espera alcançá-las, quais são as habilidades que você já tem e aquelas que ainda precisa desenvolver para chegar lá.

Seja bem honesta quanto aos seus pontos fortes e fracos, mas não seja crítica demais consigo mesma. Afinal, você poderá preencher qualquer lacuna nas suas habilidades mais à frente, com treinamentos e experiência.

Expresse a sua criatividade

Você, enquanto mulher e indivíduo, possui uma visão única do mundo. Muitos profissionais têm medo de expressar essa visão, de dar ideias e testar possibilidades. Na verdade, eles têm medo de errar. Por esse motivo, expressar sua criatividade abertamente é uma forma interessante de se destacar dos profissionais comuns.

É por meio da sua criatividade que você conseguirá “pensar fora da caixa” e descobrir oportunidades para a inovação. Nunca se esqueça de que a criatividade é aquela contribuição que só você pode trazer para a mesa. Portanto, toda vez que você se cala, a discussão se torna mais pobre.

Seja fiel a si mesma

Essa dica está bem relacionada com a questão de expressar sua criatividade. Muitas mulheres tentam usar uma “máscara” no trabalho, para se impor ou se encaixar naquele ambiente. Isso não é preciso! Você não tem que pensar como os outros e, certamente, não tem que agir como os outros. Você não precisa mudar para agradar ou convencer.

Você pode ser uma excelente profissional e, ao mesmo tempo, ser vaidosa e divertida, usar maquiagem, fazer piadas e ter conversas normais. Permaneça fiel aos seus princípios, à sua ética de trabalho, às suas metas e, claro, ao seu jeito de ser. Deixe que a qualidade do seu trabalho fale por você e convença as pessoas do seu alto potencial.

Cultive relacionamentos

Uma vantagem que a liderança feminina apresenta é a naturalidade dos relacionamentos. A relação entre uma gestora e sua equipe não se traduz naquele ditado “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. A mulher busca ser líder, não chefe.

A mulher tem mais facilidade de estabelecer empatia com sua equipe e atuar como uma facilitadora. Essa é uma característica muito positiva que você deve preservar em todos os seus relacionamentos no trabalho. Não existe segredo: para isso, basta ver e tratar as pessoas como pessoas.

Desenvolva a flexibilidade

Tenha em mente que, dentro da empresa, você lidará diretamente com pessoas de diferentes setores e níveis hierárquicos. Você precisa saber buscar informações com a pessoa certa, levar sugestões e pedir ajuda da pessoa certa.

Em outras palavras, não basta ter um bom relacionamento com a sua equipe. Para que você alcance o sucesso com a liderança feminina, precisa ser flexível para lidar com pessoas de todos os tipos.

Trabalhe pelo desenvolvimento da equipe

Quando uma empresa investe na liderança feminina, provavelmente espera uma gestão mais humanizada, com foco nas pessoas. Lembre-se disso, mesmo que você seja o tipo de gestor que trabalha com metas voltadas para resultados.

Geralmente, a mulher tem mais sucesso do que o homem em motivar a equipe e melhorar o clima organizacional. Aliás, estes fatores acabam se refletindo diretamente nos resultados e na lucratividade da empresa. Vale a pena usar seu talento natural e trabalhar pelo desenvolvimento da sua equipe, acima de tudo.

Encontre seu equilíbrio pessoal

O problema que mais ameaça o sucesso da liderança feminina é o acumulo de papéis: profissional, esposa, mãe, dona de casa. Sentir que está faltando tempo para desempenhar todos eles é normal. Porém, para evitar que alguma área da sua vida seja prejudicada, você precisa encontrar seu próprio equilíbrio.

Está sobrecarregada? Não tenha medo de admitir e expor a situação ao seu chefe. Você não precisa abrir mão de nada, basta negociar um horário mais flexível, ou prazos mais longos para entregar seus projetos. Assim, você poderá manter o bom desempenho em todos os papéis que exerce.

Procure inspiração

Atualmente, o maior empecilho à liderança feminina é a falta de conhecimento. A mulher não conhece seu potencial, as suas possibilidades e as mudanças que vêm acontecendo no meio empresarial. Só conhecem os estereótipos antigos, que reafirmam que os homens são melhores líderes.

Para abrir sua mente e superar este obstáculo, você precisa buscar inspiração em outras mulheres que estão abrindo um caminho de sucesso em suas carreiras.

Pesquise sobre empresárias de sucesso, leia suas biografias, faça contato com elas. Estabeleça um networking com outras profissionais ambiciosas da sua área, para trocar experiências. Peça ajuda e conselhos a estas mulheres. Você perceberá que há um mundo bem maior do que você imagina e você tem o potencial para explorá-lo.

Busque treinamentos de liderança

No seu caminho rumo à liderança feminina, você descobrirá que precisa desenvolver algumas habilidades. Isso é normal. Felizmente, você pode fazer um treinamento focado em liderança para resolver este problema.

O treinamento certo não vai apenas melhorar seu desempenho como profissional, mas pode realmente ser o catalisador de uma mudança profunda, em todos os aspectos da sua vida.

Gostou do nosso artigo sobre liderança feminina? Não deixe de compartilhá-lo com suas amigas nas redes sociais!

Deixe seus comentários abaixo

Xando Natsume
Xando Natsume
Gerar conteúdo de valor é a proposta desse blog. Queremos contribuir para o seu crescimento e transformação da sua vida pessoal e profissional, explorando temas e assuntos relevantes para mudança de comportamento e carreira.
Você também pode ler
Diverse People Electronic Devices Concept
O que é realmente capaz de motivar uma equipe?
Communicating a message
Aprendendo a escutar: como aumentar seu poder de persuasão