Autoconhecimento Carreira Coaching Comportamento Liderança e Pessoas

Por que é importante escolher o treinamento certo para a sua carreira?

51758-por-que-e-importante-escolher-o-treinamento-certo-para-a-sua-carreira

Escolher o treinamento certo está entre os maiores desafios enfrentados pelos trabalhadores da atualidade. As exigências do mercado de trabalho cada vez mais competitivo forçam os trabalhadores a buscar qualificações e desenvolvimento constante de suas habilidades profissionais.

É preciso, entretanto, encontrar o mais adequado às suas necessidades. Neste post, vamos apresentar as principais razões pelas quais é necessário ter muito cuidado e paciência no momento de selecionar o curso de capacitação correto para o seu crescimento profissional.

Preços e prazos não são critérios para escolher o treinamento certo

Diante das constantes inovações tecnológicas e do desemprego crescente, os profissionais da atualidade, independentemente da área de atuação, precisam estar em constante processo de especialização para garantir seu lugar ao sol.

Não obstante, muitos trabalhadores, na ânsia por aprimorar o currículo, acabam se precipitando, investido tempo e recursos em treinamentos que não acrescentam nada à sua rotina de trabalho e cujos benefícios não atendem às suas reais necessidades.

As opções de cursos, seminários e palestras de capacitação profissional devem ser meticulosamente analisadas, levando-se em conta aspectos fundamentais como as necessidades e habilidades de cada indivíduo, além de suas aspirações dentro de um profissão.

Selecionar o treinamento mais adequado para si exige que sejam levados em consideração alguns aspectos como:

  • Objetivos profissionais;
  • Exigências do mercado de trabalho dentro da sua área de atuação;
  • Necessidade de aperfeiçoamento técnico;
  • Autoconhecimento e clareza em relação a seus pontos fracos e aptidões a serem aperfeiçoadas;
  • Reputação do curso no qual pretende investir;
  • Retorno que o investimento trará para sua carreira em curto, médio e longo prazos.

Desenvolvimento de suas habilidades individuais e descoberta de novas aptidões

Quando um ser humano decide buscar autoconhecimento e o aprimoramento de suas destrezas, é inevitável que o crescimento pessoal se expanda para todos os setores da vida, inclusive a profissional.

Entre os principais métodos de aprimoramento pessoal e profissional estão os cursos de coaching e o treinamento de reciclagem.

Coaching

Uma das estratégias de desenvolvimento de habilidades mais conceituadas atualmente é o processo de coaching, que em tradução literal do inglês significa “treinamento” ou “instrução”.

São diversas as vantagens oferecidas por este método, sobretudo pelo fato de não indicar quais os problemas e soluções de um negócio, mas, pelo contrário, basear-se no conhecimento dos envolvidos sobre a companhia para ajudá-los a identificar os problemas por si mesmos, assim como as soluções mais adequadas dentro da sua realidade.

O coaching é um processo que consiste na identificação e desenvolvimento das competências individuaisde cada profissional para que este possa alcançar suas metas e ampliar suas aptidões. Com a alta demanda, entretanto, surgiram diversas ofertas de cursos por empresas de procedência não muito confiável ou duvidosa.

É essencial, portanto, pesquisar tudo a respeito tanto da instituição quanto do profissional antes de fechar qualquer acordo. Existem ainda pessoas que se fazem passar por representantes de companhias renomadas para beneficiar-se de sua reputação no mercado, então, esteja sempre atento.

Treinamento de reciclagem

O treinamento de reciclagem é ideal para atualizações relacionadas a técnicas, conceitos e comportamentos entre os colaboradores de uma empresa, mas pode ser utilizado por todo trabalhador que visa ampliar suas capacidades.

Este tipo de preparação é frequentemente procurado por pessoas que já realizaram cursos de capacitação na sua área e precisam atualizar-se em relação a novos conceitos, tecnologias ou outros aspectos relacionados à ampliação de suas capacidades.

Porém, antes de decidir-se por um curso específico, é necessário, sobretudo, checar as referências da instituição e do profissional responsável por ministrar a instrução. Além disso, deve ser observado o melhor momento para realizar o treinamento e os resultados que ele oferece.

O primeiro passo para decidir o melhor curso a ser contratado e o momento mais propício para aplicá-lo é estruturar um plano com base na mensuração dos resultados de colaboradores e a delimitação de metas.

Comparando os resultados obtidos na prática com as metas estabelecidas, a empresa é capaz de obter uma estimativa precisa dos pontos que precisam ser desenvolvidos e aprimorados.

Esses indicadores de desempenho são fundamentais para o bom resultado do treinamento de reciclagem, pois são eles que indicam as principais necessidades da corporação e de seus colaboradores. Este tipo de instrução deve ser aplicado em momentos específicos, ao contrário do processo de atualização profissional, que precisa ser uma constante.

Sinais que indicam o melhor momento para realizar um curso de capacitação

O momento mais apropriado para iniciar um treinamento é quando você se identifica com mais de uma destas características:

  • Há mais de um ano que você não faz nenhum curso de capacitação;
  • Possui dificuldades para lidar com certas situações que envolvem relações interpessoais;
  • Vem perdendo espaço para os concorrentes;
  • Suas vendas estão centradas em poucos clientes e/ou produtos;
  • As metas não estão sendo atingidas;
  • Há dificuldades para fechar novos negócios;
  • A densidade de leads e prospects está baixa;
  • As oportunidades estão concentradas em um dos estágios do funil de vendas;
  • Há grande oscilação nas margens de venda.

Desenvolvimento pessoal leva ao crescimento profissional

Na atualidade, os principais sistemas de gestão de negócios e administração consideram o capital humano da empresa seu maior bem, o que engloba clientes, fornecedores, colaboradores e toda pessoa envolvida no dia a dia do funcionamento de uma organização.

Proporcionar aos colaboradores de uma companhia a oportunidade de desenvolverem suas aptidões individuais e ganharem conhecimentos úteis para sua vida profissional, e que ele poderá utilizar em experiências futuras, faz com que ele sinta-se valorizado pela empresa. Esse é o maior retorno que o investimento em capacitações pode trazer para a organização, pois trabalhadores motivados trabalham mais e melhor.

O mesmo acontece no plano individual: a pessoa que aposta e investe em si mesma e no aprofundamento de suas capacidades sente-se mais preparada e segura para conquistar o sucesso profissional.

O impacto que a autoimagem exerce sobre o processo de autossuperação de uma pessoa é imensa, de modo que indivíduos que se sentem valorizados têm muito mais condições de fazer um trabalho cada vez melhor.

O que você achou do nosso post sobre a importância de escolher o treinamento certo para sua carreira? Para receber maiores informações sobre cursos de capacitação e desenvolvimento de habilidades, entre em contato conosco.

Deixe seus comentários abaixo

Neder Izaac
Neder Izaac
Administrador formado pela FGV/SP e Mestre em Finanças pela FGV/SP. Atuou como analista e pesquisador na McKinsey & Company e como consultor na Accenture. Empreendedor responsável pela abertura de mais de seis negócios diferentes no ramo de restaurantes, franchising, bilhetagem eletrônica, crédito para saúde, consultoria e intermediação imobiliária. Proprietário da Empresa Realista Consultoria Empresarial. Arquiteto de soluções e projetos, dedica-se ao estudo do comportamento humano e sua relação com o desempenho das empresas.
Você também pode ler
45228-lideranca-no-trabalho-entenda-a-importancia-da-transparencia
Liderança no trabalho: entenda a importância da transparência
72555-a-importancia-de-descobrir-sua-essencia-para-superar-barreiras
A importância de descobrir sua essência para superar barreiras