Comportamento

Procrastinação: entenda o que é e como escapar desse vilão da produtividade

procrastinacao-monge

Quem nunca se viu adiando uma tarefa importante, seja ela de âmbito profissional ou pessoal, para se dedicar a algum outro afazer nada prioritário ou a uma distração qualquer? Pois esse hábito de deixar atividades relevantes para depois tem um nome: procrastinação. Quer saber direitinho o que é procrastinação e como escapar desse vilão da produtividade? Então confira agora mesmo nosso post:

Entenda o que realmente é a procrastinação

Procrastinar significa deixar para depois, adiar ou postergar ações urgentes ou importantes. E sabia que, por incrível que pareça, a maioria das pessoas procrastina com certa frequência? Pois o impressionante número de procrastinadores natos levou cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, a pesquisarem sobre as possíveis causas desse tipo de comportamento. Os resultados do estudo deixaram claro que, além de ser um comportamento comum às pessoas que têm medo de fracassar ou de serem julgadas, o ato de procrastinar pode ter um componente genético, ligado a comportamentos impulsivos.

Mas a verdade é que a dificuldade em realizar tarefas consideradas difíceis ou que não geram um retorno imediato acaba trazendo diversos prejuízos a quem procrastina com frequência. Se você sabe que determinada tarefa é importante ou urgente, mas algo dentro de si simplesmente o impede de começá-la, quando se der conta, horas do seu precioso tempo terão se passado com você lendo notícias irrelevantes na internet ou navegando aleatoriamente nas redes sociais.

Nesse caso, a percepção será de que, mais uma vez, você deixou de fazer algo que deveria. E isso faz com que você sinta ansiedade, medo, angústia e sensação de fracasso. A longo prazo, não só sua autoestima diminui consideravelmente como distúrbios mais graves (como o estresse e até mesmo a depressão) podem surgir. Mas o que fazer para se livrar do ciclo vicioso da procrastinação e aumentar de vez sua produtividade? É o que você vai aprender nos próximos tópicos!

Procure se conhecer

Por que você tem o hábito de procrastinar? Quais são os motivos que o levam a ter esse tipo de comportamento sabotador em sua vida? Muitas pessoas, por exemplo, adiam o início de tarefas importantes por serem demasiadamente perfeccionistas e se cobrarem a perfeição em tudo o que fazem. Assim, por puro medo do fracasso, perdem mais tempo planejando como realizar determinada ação da maneira mais perfeita possível em vez de, efetivamente, realizá-la. Outras pessoas só conseguem funcionar sob pressão, nunca agindo com antecedência e calma, mas sempre deixando tudo para a última hora. Assim, quando o prazo de determinada atividade está quase expirando é que resolvem se mover.

De toda forma, independentemente do motivo para você ser um procrastinador, o importante é que procure se conhecer o suficiente para saber quais são as causas desse tipo de comportamento. Só assim você conseguirá desenvolver estratégias realmente eficientes para combatê-lo. Afinal de contas, os métodos que funcionam para um procrastinador não necessariamente funcionarão para todos, viu?

Explore o poder das listas de tarefas

Uma característica comum a todos os procrastinadores natos é a falta de organização no momento de priorizar o que é realmente importante de ser realizado. Por isso, acredite: gastar 30 minutos de sua manhã listando tudo o que deve ser realizado naquele dia e em qual momento pode fazer milagres por sua produtividade! Só não se esqueça de ser realista, já que os procrastinadores tendem a minimizar o tempo requerido para a conclusão das tarefas. Então tenha em mente que você gastará mais do que a princípio pensa para alcançar cada meta. Exatamente por isso, evite criar listas gigantescas, focando em metas e objetivos possíveis de serem realizados.

Lista pronta, comece o dia pelas tarefas mais urgentes e rápidas de serem solucionadas. Depois parta para as também urgentes, mas que necessitam de mais um tempinho para serem concluídas. Se uma atividade for muito grande ou difícil, experimente quebrá-la em tarefas menores, distribuindo as etapas em diferentes dias. Essa tática diminui a carga e a tensão, já que você não mais verá a tarefa como um obstáculo intransponível. A cada obrigação concluída, risque-a. Isso dará mais motivação e energia para você seguir sua programação.

Por último (mas definitivamente não menos importante), lembre-se de sempre de fazer um intervalo, por menor que seja, entre cada tarefa, permitindo-se saborear uma recompensa por ter concluído o que se propôs a fazer. Você pode aproveitar para tomar um cafezinho ou bater um papo rápido com um amigo, por exemplo. Só esses momentos de respiro já farão com que você volte renovado para continuar seu dia de maneira produtiva!

Fuja das distrações

Hoje em dia representadas, principalmente, pela internet e pelas redes sociais, as distrações são as principais vilãs da produtividade de um procrastinador inveterado. Por isso, antes de iniciar qualquer tarefa, livre-se de tudo o que pode fazer com que você caia no ciclo da procrastinação. Desligue seu celular e o wi-fi do computador, escolha um lugar silencioso e calmo, coloque música clássica para tocar: não importa o que nem como, o importante é que você, durante o tempo em que estiver concentrado, evite qualquer distração que possa tirá-lo do prumo.

Trate de cooperar consigo mesmo

Os maiores prejuízos que a procrastinação traz ao procrastinador são o sentimento de fracasso e a baixa autoestima, porque fazem com que a pessoa se sinta incapaz de cumprir suas tarefas, passando a procrastinar ainda mais justamente por isso. O segredo está em quebrar círculo vicioso já! Aprenda, de uma vez por todas, a não se cobrar demais! Convenhamos que muito melhor do que planejar com extremo zelo uma tarefa que nunca é iniciada é efetivamente levantar do sofá e fazê-la, da melhor maneira possível, mas naquele momento, não é mesmo? E há melhor forma de se aprimorar do que realmente colocando a mão na massa?

Aprender com seus erros e acertos, desde que agindo, e saber como lidar de maneira madura com seus fracassos fará com que você cresça tanto no lado profissional quanto no lado pessoal. Por isso, esforce-se para cooperar consigo mesmo a fim de tornar sua vida mais produtiva e se libertar de vez da procrastinação! Você logo vai notar a diferença.

Agora nos conte aqui nos comentários: você é mais uma vítima da procrastinação? Ela atrapalha sua produtividade? Que estratégias você usa para lidar com esse problema? Compartilhe suas experiências conosco e enriqueça a discussão sobre esse assunto! Já pensou que sua opinião pode ajudar pessoas que também passam por esse problema?

Deixe seus comentários abaixo

Xando Natsume
Xando Natsume
Gerar conteúdo de valor é a proposta desse blog. Queremos contribuir para o seu crescimento e transformação da sua vida pessoal e profissional, explorando temas e assuntos relevantes para mudança de comportamento e carreira.
Você também pode ler
33385-saiba-como-usar-a-inteligencia-emocional-a-seu-favor-na-lideranca
Saiba como usar a Inteligência emocional a seu favor na liderança
32579-confira-7-livros-referencia-sobre-lideranca (1)
Confira 7 livros referência sobre liderança!