Liderança e Pessoas Negócios

Saiba como melhorar a tomada de decisão em sua empresa

45906-saiba-como-melhorar-a-tomada-de-decisao-em-sua-empresa

A tomada de decisão não é um processo fácil, não é mesmo? Se individualmente já é complexo, em uma corporação, em que a escolha envolve o futuro do empreendimento e de seus colaboradores, a situação é ainda mais difícil. E no cotidiano de trabalho sempre é preciso enfrentar desafios e selecionar opções que ajudem no desenvolvimento da organização.

Mas há várias estratégias para simplificar esse processo e tornar a tomada de decisões no negócio menos complicada. Ficou interessado? Confira nosso post e saiba mais!

Faça uma análise de curto e longo prazo

Pensar no agora é fundamental para tomar decisões, mas considerar o futuro também é muito importante. Estamos em uma época de muito imediatismo, tudo deve ser rápido e para ontem. Com isso, os efeitos de longo prazo ficam em segundo plano.

Essa postura, porém, pode levar à falta de planejamento e, com isso, a pouco preparo para imprevistos. Muitas vezes, os prejuízos só são percebidos quando a situação já está grave.

Para evitar esse tipo de problema, é fundamental considerar os efeitos de longo prazo no processo decisório.

Um bom planejamento, considerando as consequências imediatas e para o futuro, é muito importante para orientar bem a escolha. Com ele, você saberá melhor o que deseja e quais os passos que deve dar para alcançar esse objetivo. Assim, decidir de acordo com essa referência será muito mais efetivo.

Avalie seus limites

Conhecer seus limites é importante para entender o que você pode fazer e que decisões você é capaz de sustentar. O mesmo esforço que você faz para alcançar uma coisa pode ser exigido para mantê-la.

Assim, no processo de decisão, pondere com a equipe quais são as barreiras que estão em torno de suas ações. Considere também que superar desafios envolve respeitar os limites e ir além dentro de suas capacidades.

Mire os objetivos que deseja alcançar

Saber o que deseja é fundamental para orientar as suas decisões. Dentro da empresa, as escolhas realizadas vão afetar a todos, incluindo a imagem da corporação. Por isso, é fundamental compreender quais são as metas do empreendimento. Considere a missão e os valores da organização nesse processo.

Lembre-se também da cultura da empresa e das práticas dela ao longo do tempo, verificando se elas tiveram ou não bons resultados. Perceba o que você e seus colegas, como um time, desejam alcançar e faça dessas metas a referência para a tomada de decisão.

 

Ouça as pessoas ao redor

Escutar os colegas de trabalho na tomada de decisão é fundamental. Isso possibilita colocar em pauta diferentes pontos de vista. Muitas vezes, o outro se lembra de coisas muito importantes que não havíamos considerado.

As visões da situação que os colegas de trabalho possuem enriquecem o conhecimento sobre o assunto, possibilitando uma decisão mais firme e pautada em argumentos melhores.

Concilie a intuição e a informação

A intuição no processo decisório é muito importante. Todos possuem uma sabedoria interna, e dar ouvidos a ela é fundamental. Mas ter uma intuição embasada em conhecimento no assunto é ainda melhor.

Investigue a situação, quem são os participantes do processo, possíveis consequências, estratégias que podem estar envolvidas nas condições colocadas. Pesquise, considere as variáveis, converse com pessoas que já passaram pela experiência.

Com mais informações e acolhendo sua intuição, a chance de fazer uma boa escolha é bem maior.

Simule as situações

Uma boa estratégia é pensar em como a situação da empresa ficaria se determinada escolha fosse feita. Procure formar esse modelo para todas as opções que você possui, considerando os prós e contras. Se necessário, faça esquemas, sistematize. O importante é fazer um esboço da situação e medir as consequência de cada possibilidade.

Considere também os elementos que fazem parte da questão, possíveis relações de poder envolvidas e questões ligadas à dinâmica do mercado. Assim, com uma visão mais global, você terá um bom panorama para fazer a escolha certa.

Não pense em definitivo

A tomada de decisão exige uma avaliação posterior para verificar se a escolha realizada gerou resultados positivos ou negativos. E uma escolha não é “para sempre”. Em muitos casos, é possível reverter a situação.

Claro, é preferível acertar de primeira e é importante tomar o máximo de precauções para que isso aconteça. Mas muitas vezes pode haver erros ou ocorrer de os resultados não serem tão bons, mesmo com toda a equipe tendo se empenhado para ajudá-lo a fazer uma boa escolha.

O importante é tentar tomar a melhor decisão possível, mas compreender que mesmo o melhor empenho pode ter resultados negativos às vezes. Afinal, nos negócios, sempre há algum risco. Caso ocorram problemas, não desanime, una sua equipe e mobilize-a para promover mudanças.

Procure relaxar na tomada de decisão

Decidir no calor das emoções pode trazer muitos problemas. Afinal, quando estamos muito mobilizados por algo, cheios de ansiedade, medo, frustração ou expectativa, por exemplo, tendemos a não avaliar bem a situação. Nossa visão fica estreita, muito focada no que queremos ver ou no que tememos que aconteça.

Por isso, procure relaxar, colocando a mente em outra coisa. Se a situação oferecer a possibilidade, não hesite em pedir um tempo para pensar e refletir com os colegas de trabalho. Estimule sua equipe a fazer uma pausa, conversar sobre algo diferente e banal, enfim, uma forma de desviar o foco do problema. Assim, quando voltarem a conversar sobre a decisão, estarão mais relaxados e renovados.

A tomada de decisão na empresa é complexa, mas há várias formas de facilitar esse processo. Conhecer bem suas metas é fundamental, assim como ter um planejamento de curto e longo prazo para orientar as escolhas. Outra questão importante é ouvir os colaboradores, o que pode ampliar as perspectivas de compreensão das questões.

Em resumo: procure se informar, mas também incluir a intuição no processo decisório. Experimente também simular as situações, de forma teórica, para tentar definir melhor as consequências da escolha. Procure tomar um tempo para respirar. Com a mente mais leve, você terá mais clareza para fazer escolhas.

E então, gostou de nossas dicas para melhorar o processo de tomada de decisão na empresa? Deixe o seu comentário!

 

Deixe seus comentários abaixo

Xando Natsume
Xando Natsume
Gerar conteúdo de valor é a proposta desse blog. Queremos contribuir para o seu crescimento e transformação da sua vida pessoal e profissional, explorando temas e assuntos relevantes para mudança de comportamento e carreira.
Você também pode ler
nelson-mandela-wallpapers-thumb-800x406-50652
Inspire-se em 6 figuras importantes para ter liderança de sucesso
71891-6-processos-para-melhorar-a-tomada-de-decisoes-na-empresa
6 processos para melhorar a tomada de decisões na empresa